ABORDAGEM TERAPÊUTICA
O QUE É A TERAPIA
COGNITIVO COMPORTAMENTAL?
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) entende a problemática a ser tratada através da compreensão dos padrões de pensamento gerados pelas crenças de cada indivíduo.
A TCC propõe a ressignificação das crenças disfuncionais (que geram conflito e sofrimento), utilizando-se de diversas técnicas cognitivas. Essa alteração nas crenças disfuncionais trazem alívio emocional e consequentemente, melhoram a qualidade de vida do paciente.
O foco principal da terapia está em apoiar o paciente a entender seus problemas e a desenvolver maneiras mais adaptativas de lidar com eles.
A prática também está orientada à obtenção de resultados objetivos e em desenvolver estratégias que assegurem a durabilidade dos resultados alcançados.
A TCC é um processo de trabalho ativo entre o paciente e seu terapeuta. Juntos eles identificam e trabalham emoções, sensações, pensamentos e comportamentos.
Durante o processo identificam-se metas claras, definem-se os passos para alcançá-las e
realizam-se avaliações sistemáticas do trabalho. Deste modo, a TCC se adequa às necessidades individuais de cada pessoa e faz com que se torne eficaz, produzindo resultados positivos e em menor espaço de tempo
do que as demais psicoterapias.
CARACTERÍSTICAS DA TCC
-
A terapia é orientada por metas e focada na solução de problemas
-
Enfatiza o presente
-
Atua com colaboração ativa entre terapeuta e paciente
-
É educativa, visando a independência do paciente e a prevenção de recaídas
-
Utiliza técnicas para alterar pensamento, humor e comportamento
-
Além de ser indicada para diversos tipos de dificuldades